Dr Henrique Beletáble

Introdução à Contratura Capsular

Total de cirurgias de mama realizadas no Brasil no período 2022.

Total de cirurgias de mama realizadas no Brasil no período 2022.

Implantes de silicone são usados há mais de 50 anos em todo o mundo para realizar o aumento do volume mamário ou para realizar a reconstrução das mamas após tratamento do câncer.

Somente no Brasil, o estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) estima que quase 244.000 mamoplastias de aumento foram realizadas no ano de 2022.

Entretanto, apesar de todos os avanços para produção de próteses de silicone mais modernas, as contraturas capsulares configuram uma das principais complicações após cirurgias de mama que utiliza implantes, podendo chegar a uma prevalência entre 5 – 20% (resultados encontrados em estudos internacionais).

Conceitualmente, a contratura capsular pode ser entendida como um excesso de cicatrização ao redor da prótese de mama.

Mas quais são as características desse tipo de complicação?

Como o Dr Henrique Beletáble Atua no Tratamento da Contratura Capsular?

O Dr Henrique Beletáble é médico cirurgião plástico em Belo Horizonte.

O Dr Henrique Beletáble é médico cirurgião plástico em Belo Horizonte.

Dr Henrique Beletáble é um renomado cirurgião plástico, com grande experiência no campo das cirurgias de mama. Ele é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Por meio do seu consultório em Belo Horizonte (Minas Gerais), Dr Henrique Beletáble realiza a pesquisa do seu estado de saúde e realiza um exame físico detalhado, para conversarem qual o tratamento a ser realizado naquele momento.

visão personalizada do Dr Henrique Beletáble para o manejo do seu tratamento não só aumenta a eficácia da abordagem, mas também melhora a qualidade de vida das pacientes. 

Por meio de intervenções individualizadas, que envolvem não somente o tratamento cirúrgico mas também mudanças no estilo de vida, ele ajuda as pacientes a atingirem condições de saúde pré operatórias melhores e, consequentemente, diminuir os riscos de complicações.

Resumindo, o Dr Henrique Beletáble é um nome a ser lembrado quando se fala sobre o tratamento cirúrgico da contratura capsular das mamas. Seu compromisso com a saúde do indivíduo e sua abordagem individualizada faz dele um cirurgião preocupado com o bem estar geral das pacientes.

Se você está em Belo Horizonte e tem desejo de realizar uma avaliação sobre contratura capsular, não hesite em marcar uma consulta com ele.

Dr Henrique Beletáble tem especialização em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutora pelo Hospital Felício Rocho.

Para agendar uma consulta com um cirurgião plástico é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já se consultaram com o médico.

O Dr Henrique Beletáble possui aprovação unânime das pacientes, possuindo mais de 50 avaliações 5 estrelas no Google.

Depoimentos reais de pacientes do Dr Henrique Beletáble (1).
Depoimentos reais de pacientes do Dr Henrique Beletáble (2).
Depoimentos reais de pacientes do Dr Henrique Beletáble (3).

Depoimentos reais de pacientes do Dr Henrique Beletáble.

Entendendo a Contratura Capsular

Existem 3 tipos de respostas do corpo ao ter contato com algum material.

Existem 3 tipos de respostas do corpo ao ter contato com algum material.

É comum ouvir no consultório a seguinte queixa:

“Minha prótese encapsulou / está encapsulada”.

Mas, tecnicamente, essa frase não está totalmente correta.

Todo tipo de material que é colocado no corpo humano irá provocar algum tipo de resposta fisiológica.

Basicamente, existem 3 tipos de respostas do corpo ao ter contato com algum material:

  1. O corpo entende que aquele material faz parte dele e começa a povoar com suas próprias células (como, por exemplo, as telas sintéticas utilizadas para tratamento de hérnias).
  2. O corpo entende que aquele material não faz parte dele e ele destrói o material (como, por exemplo, os fios utilizados nas cirurgias chamados “absorvíveis”).
  3. O corpo entende que aquele material não faz parte dele, ele tenta destruir mas sem sucesso e, como forma de isolar o material do restante do corpo, produz uma cápsula ao redor (como, por exemplo, as próteses de mama).

O que isso significa?

Significa que é esperado que todas as pacientes que colocarem prótese de silicone irão desenvolver uma cápsula ao redor da mama!

Então, o que é a contratura capsular?

É quando o corpo da paciente desenvolve uma cápsula fibrosa espessa, ou seja, quando ocorre um excesso de cicatrização da cápsula.

E esse excesso de cicatrização pode provocar alguns sintomas.

Diagnóstico e Sintomas da Contratura Capsular

O diagnóstico da contratura capsular envolve a avaliação pelo cirurgião plástico.

O diagnóstico da contratura capsular envolve a avaliação pelo cirurgião plástico.

O diagnóstico da contratura capsular é clínico.

Isso significa que uma avaliação de um cirurgião plástico é necessária para avaliar a possibilidade de contratura ou de outros possíveis diagnósticos.

Um exame de imagem em algumas vezes também pode ser necessário.

A contratura é classificada em 4 graus, como proposto por Baker, onde o grau I é o mais leve e grau IV é o mais grave.

A contratura capsular pode não possuir nenhum sintoma como também apresentar sintomas.

Dentre eles, os mais comuns são:

  • prótese palpável
  • deformidades das mamas (distorção de forma e volume)
  • endurecimento das mamas
  • dor (em casos mais severos)

Possíveis Causas e Fatores de Risco

Ainda é incerto o fator que causa a contratura capsular.

Ainda é incerto o fator que causa a contratura capsular.

Apesar das próteses de silicone serem usadas há mais de 50 anos, o mecanismo para que ocorra a contratura capsular ainda não é completamente compreendido.

Sugere-se que seja uma complicação multifatorial, ou seja, é o resultado de um conjunto de fatores que influenciam a resposta inflamatória ao redor do implante.

Entretanto, alguns fatores têm sido estudados para tentar predizer se algum fator pode ser relacionado à ocorrência de contratura.

São eles:

  • Tempo de uso: a contratura normalmente acontece no primeiro ano da cirurgia, podendo sua chance aumentar com o tempo de permanência do implante
  • Tipo de cirurgia: cirurgias de reconstrução de mama após câncer parecem ter maior ocorrência de contratura do que cirurgias estéticas de aumento de mama (talvez pelo fato de possuírem outros fatores que possam prejudicar a cicatrização, como, por exemplo, a radioterapia para tratamento do câncer de mama)
  • Local de posicionamento do implante: próteses posicionadas abaixo da glândula parecem apresentar um maior número de casos em relação a próteses posicionadas abaixo do músculo (a depender do tipo de prótese que foi usada)
  • Hematomas pós cirurgia: parece haver uma maior chance de contratura capsular em pacientes que apresentaram hematoma no pós operatório
  • Tipos de prótese: implantes com superfície lisa parecem apresentar maior número de casos em comparação com implantes de superfície texturizada (a depender do local onde a prótese estava posicionada)

Mas uma informação é extremamente importante:

Não se confunda: possuir algum desses fatores não significa certeza de ter contratura no futuro!

Mais estudos ainda são necessários para identificar as causas da ocorrência de contratura e seus fatores de risco!

Possíveis Tratamentos da Contratura

O tratamento cirúrgico é o tratamento clássico para contratura capsular.

O tratamento cirúrgico é o tratamento clássico para contratura capsular.

Os tratamentos das contraturas podem ser tanto clínico-medicamentosos quanto cirúrgicos e eles levam em consideração aspectos da paciente e do grau de contratura.

O tratamento clássico é a cirurgia, em que:

  1. Ocorre a tentativa de retirar a maior parte da cápsula anteriormente formada (idealmente, a retirada total da cápsula)
  2. Associada à substituição do implante por outro (ou até sua retirada sem substituição).

Existem algumas formas de tratamento medicamentosos também descritos, mas que ainda necessitam de maiores estudos.

As medicações com maior número de estudos (mas que ainda apresentam resultados contraditórios) são o Zafirlucaste (Accolate®) e o Montelucaste (Singulair®).

O Que Esperar da Cirurgia Para Tratamento da Contratura

Cirurgião plástico e paciente devem estar alinhados quanto à expectativa de resultado após a cirurgia.

Cirurgião plástico e paciente devem estar alinhados quanto à expectativa de resultado após a cirurgia.

O tratamento cirúrgico da contratura capsular envolve a tentativa de retirar completamente a cápsula formada e a substituição ou retirada definitiva do implante anteriormente usado.

Para pacientes em que o implante será retirado e não haverá substituição por outro (cirurgia de explante), é de se esperar que a mama fique mais macia e com volume significativamente menor do que antes.

Espera-se também que o formato da mama se altere, refletindo muitas vezes na perda do colo das mamas.

Para pacientes que desejam a substituição por outro implante, cirurgião e paciente devem definir quais serão as possibilidades da nova cirurgia: qual tipo de prótese utilizar, em qual plano posicionar o implante, etc.

Deve-se ter em mente que a cirurgia de posicionamento da nova prótese também apresenta riscos da paciente apresentar novamente contratura capsular.

Os cuidados pós operatórios irão variar de acordo com o tipo de cirurgia realizada.

Fontes:

Bachour Y. Capsular Contracture in Breast Implant Surgery: Where Are We Now and Where Are We Going? Aesthetic Plast Surg. 2021 Jun;45(3):1328-1337. doi: 10.1007/s00266-021-02141-6. Epub 2021 Feb 8. PMID: 33559094. (para acesso ao artigo – clique aqui)

Oliveira KC, Pereira RMR, Salgado IV, Baptista EVP, Arantes GC, Luna IC. Opções a capsulotomia e capsulectomia no tratamento da contratura capsular: existem alternativas medicamentosas ao tratamento cirúrgico? Revisão de literatura. Rev. Bras. Cir. Plást.2015;30(1):123-128 (para acesso ao artigo – clique aqui)

Gabriel, A.; Maxwell, G.P. Mamoplastia de aumento. In: Neligan, P.C. Cirurgia Plástica de Mama. Vol 5. 3 ed. Rio de Janeiro: 2015

ISAPS Global Survey 2022-2023 (para acesso ao artigo – clique aqui)

Leia também sobre:

Cirurgião plástico: o que é?

Mamoplastia: aumentar ou diminuir as mamas?

Mastopexia: por que devo fazer?

Como Cuidar do Pós Operatório: 10 Dicas Essenciais Para Não Ter Surpresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?