Procedimentos minimamente invasivos associados à lipoaspiração, popularmente conhecidos como “lipoaspiração à laser”, combinam o tratamento da gordura localizada (pela lipospiração) com aparelhos que estimulam a produção de colágeno e diminuem a flacidez de pele, e eles já são uma realidade não só no mundo, como também no Brasil.
A cirurgia plástica tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente o número de lipoaspirações, sendo Brasil e Estados Unidos os principais centros de referência nessa área. Não é por menos, que também são os maiores centros para procedimentos minimamente invasivos.
Justamente nesse contexto, surgiram 3 tecnologias com a proposta de aumentar a rigidez e o tônus da pele, diminuindo as indicações de procedimentos que envolvem grandes cicatrizes.
São eles: Renuvion, Bodytite e Argoplasma.
Mas, afinal, qual deles é definitivamente o melhor?
A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no mundo todo. Bodytite, Renuvion e Aroplasma podem ser associados às lipoaspirações.
Qual o papel do Dr Henrique Beletáble na lipoaspiração e procedimentos minimamente invasivos?
Dr Henrique Beletáble é um renomado cirurgião plástico, com grande experiência no campo da lipoaspiração e procedimentos minimamente invasivos. Ele é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Por meio do seu consultório em Belo Horizonte (Minas Gerais), Dr Henrique Beletáble realiza a pesquisa do seu estado de saúde e realiza um exame físico detalhado, para conversarem qual o tratamento a ser realizado naquele momento.
A visão personalizada do Dr Henrique Beletáble para o manejo do tratamento das gorduras localizadas e da flacidez de pele não só aumenta a eficácia da abordagem, mas também melhora a qualidade de vida das pacientes. Por meio de intervenções individualizadas, que envolvem não somente o tratamento cirúrgico mas também mudanças no estilo de vida, ele ajuda as pacientes a atingirem condições de saúde pré operatórias melhores e, consequentemente, diminuir os riscos de complicações.
Resumindo, o Dr Henrique Beletáble é um nome a ser lembrado quando se fala sobre lipoaspiração e procedimentos minimamente invasivos. Seu compromisso com a saúde do indivíduo e sua abordagem individualizada faz dele um cirurgião preocupado com o bem estar geral das pacientes.
Se você está em Belo Horizonte e tem desejo de realizar uma lipoaspiração ou procedimentos que estimulam a retração de pele, não hesite em marcar uma consulta com ele.
Dr Henrique Beletáble tem especialização em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutora pelo Hospital Felício Rocho.
Para agendar uma consulta com um cirurgião plástico é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já se consultaram com o médico.
O Dr Henrique Beletáble possui aprovação unânime das pacientes, possuindo mais de 50 avaliações 5 estrelas.
Depoimentos de pacientes reais do Dr Henrique Beletáble.
Renuvion: o que é essa tecnologia?
O Renuvion foi um dos pioneiros na cirurgia minimamente invasiva.
Desenvolvido com o objetivo de promover a retração da pele flácida das diversas regiões do corpo, o Renuvion consiste em um jato de plasma de Hélio que gera calor abaixo da pele, mudando a conformação das fibras e aumentando a sua rigidez.
Essa tecnologia promove a retração imediata da pele. Este é um dos motivos para ser indicado para pacientes que já apresentam flacidez da pele da região a ser tratada.
Um dos efeitos secundários ainda, conforme o próprio fabricante, é o estímulo à produção de colágeno, que pode ocorrer à partir de 6 meses após a cirurgia.
E o Argoplasma: o que é?
O Argoplasma promove a retração de pele com jatos de plasma de argônio.
Similarmente ao Renuvion, o Argoplasma tem os mesmos objetivos e atua da mesma forma, gerando calor abaixo da pele para promover de forma imediata a sua retração.
Entretanto, apesar de utilizar também um jato de plasma para esta finalidade, o ArgoPlasma é composto por um jato de plasma de argônio. Ou seja, a diferença básica está no gás utilizado para promover esse aquecimento da pele.
Sendo relativamente o mais novo entre as 3 tecnologias para retração de pele, tem gerado maior repercussão nas redes sociais.
O Argoplasma é relativamente o mais novo das 3 tecnologias de retração de pele.
O Bodytite é diferente?
A plataforma Bodytite utiliza radiofrequência para promover retração da pele.
O bodytite é uma plataforma desenvolvida para estimular a retração de pele e produção de colágeno de diversas formas possíveis. Apesar de ter o mesmo objetivo, o estímulo não é realizado por meio de jatos de plasma, como Renuvion e Argoplasma, mas sim por meio de radiofrequência.
A plataforma Bodytite possui diferentes ponteiras.
Para promover essa retração, utilizam-se diferentes ponteiras, como:
- Bodytite: utilizado para todo o corpo
- Facetite: utilizado para face e remodelação de pequenas áreas do corpo
- Accutite: é o menor dos dispositivos para realizar detalhes em face e corpo
- Morpheus: microagulhamento realizado superficialmente à pele
É indicado realizar junto com lipoaspiração?
Os procedimentos minimamente invasivos para estimular produção de colágeno e retração de pele irão atuar quase exclusivamente no tratamento da pele.
Existem alguns dados sugerindo que ocorre uma pequena quebra de gordura (lipólise) ao realizar o aquecimento da pele, mas esse não é o objetivo principal do tratamento.
Assim, para pacientes que desejam também tratar a gordura localizada, esses procedimentos devem ser combinados com a lipoaspiração. Essa combinação é popoularmente conhecida como “lipoaspiração a laser”.
A lipoaspiração pode ser associada aos procedimentos minimamente invasivos.
Além da lipoaspiração, eles podem ser combinados com outra cirurgia?
Muitas pacientes, na tentativa de otimizar o tempo com apenas uma cirurgia e apenas um período de pós operatório, solicitam a realização dos procedimentos minimamente invasivos com outros procedimentos, como abdominoplastia, prótese de mama, lifting das mamas (mastopexia), entre outros.
A possibilidade ou não de associação de procedimentos cirúrgicos deve levar em consideração a complexidade e o porte da cirurgia a ser realizada, além de todo o histórico de saúde da paciente.
Seu cirurgião plástico irá te orientar adequadamente se o seu caso permite, ou não, a associação de diversas cirurgias no mesmo ato operatório.
Podem ser associadas cirurgias a tecnologias de retração de pele.
Tecnologias de retração de pele: realizar no bloco cirúrgico ou no consultório?
Primeiramente, você deverá realizar uma consulta com um cirurgião plástico para ele conhecer seu histórico de saúde completo e ainda definir se este procedimento é o mais indicado para você.
Sendo indicado, o cirurgião irá te orientar qual o melhor local para que sejam realizados esses procedimentos.
Basicamente, o procedimento será indicado para ser realizado no consultório se não houver nenhuma condição de saúde que proíba sua realização ou se nenhum outro procedimento cirúrgico necessitar ser associado, como a lipoaspiração.
Outro limitante do consultório é a área em que será realizada a aplicação da tecnologia. É amplamente conhecido e estudado que o uso de anestesia local deve ser restrita para pequenas áreas.
Assim, dependendo da extensão do uso da tecnologia, deverá ser dividido em múltiplas sessões. Por exemplo: um dia trata-se o abdome, em outro dia os culotes, em outro a face, e assim por diante.
Já no bloco, isso não acontece pois o procedimento é realizado com a supervisão de um anestesista, podendo realizar o tratamento completo do corpo de uma vez só.
Resumindo, as três principais condições que levam esses procedimentos a serem realizados no bloco cirúrgico são:
- Condições de saúde que necessitam de maior vigilância hospitalar
- Múltiplas áreas do corpo a serem tratadas em uma única sessão
- Associação com outros procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração.
Como é a recuperação após esse procedimento?
Inicialmente, devemos entender se a tecnologia para retração de pele foi utilizada isoladamente ou se foi associada a algum procedimento cirúrgico.
Caso tenha sido associado a alguma cirurgia, normalmente as orientações pós operatórias de maior relevância serão do próprio procedimento cirúrgico e não da tecnologia.
Especificamente para as tecnologias, o período de recuperação tende a ser muito rápido.
Normalmente, inclusive para quem realiza dentro do hospital (no bloco cirúrgico), muitas vezes a alta hospitalar é realizada no mesmo dia do procedimento.
Por possuir pequenas incisões e ainda não contar com grande manipulação de tecidos, as limitações pós operatórias tendem a ser minimizadas.
A prática de atividade física poderá ser retornada poucos dias após o procedimento, sendo a paciente liberada inclusive para atividades com peso.
Não se esqueça: a melhora da qualidade de pele somente será evidenciada após a retenção de líquido e o inchaço diminuírem significativamente. Esse processo pode levar vários meses para ocorrer.
Durante o pós operatório, a paciente deve se preocupar constantemente com a prática de atividade física e a alimentação saudável, uma vez que o ganho de peso pode prejudicar consideravelmente o resultado obtido.
A prática de atividade física e uma alimentação saudável são essenciais no pós operatório.
Bodytite, Renuvion ou Argoplasma substituem a abdominoplastia, por exemplo?
A grande maioria das mulheres que já apresentaram grandes variações do corpo, como gestações ou ganhos/perdas excessivas de peso, vai apresentar excesso de pele em diversas regiões, principalmente no abdome.
Ao se falar em lipoaspiração, estamos falando em tratamento apenas da gordura localizada. Ou seja, a lipoaspiração por si só não trata a pele.
Assim, pacientes que possuem flacidez de pele devem ser tratados de outra forma, a depender do quanto a flacidez é significativa.
Normalmente, para flacidez de pele mais leve, muitos cirurgiões associam algum desses tipos de tecnologias para estimular produção de colágeno e retração de pele.
Mas para os casos em que a flacidez já é significativa, o tratamento mais indicado provavelmente envolverá algum tipo de corte/cicatriz mais extensa, como a abdominoplastia.
Para flacidez mais acentuada, as tecnologias de retração de pele não substituem a necessidade dos cortes/cicatrizes extensas.
Mas eu já operei antes. Posso fazer mesmo assim?
Tecnologias para retração de pele podem ser realizadas tanto antes, quanto durante ou até mesmo após procedimentos cirúrgicos.
O mais comum é a associação de procedimentos minimamente invasivos com outras cirurgias e serem realizados simultaneamente.
Entretanto, pacientes que já realizam uma lipoaspiração ou abdominoplastia previamente, por exemplo, e não realizaram o uso desses aparelhos, podem sim realizar posteriormente, desde que tenham indicação para este tratamento.
Seu cirurgião plástico irá te avaliar e decidir qual o melhor tratamento a ser realizado especificamente para o seu caso.
Qual o valor dos procedimentos minimamente invasivos?
Procedimentos minimamente invasivos devem ser individualizados para cada paciente.
Todo e qualquer procedimento dessa magnitude é um tratamento médico e, como tal, deve ser individualizado para cada indivíduo. Assim, os custos podem ser variáveis de uma paciente para outra, a depender do que será realizado.
Normalmente, os custos envolvidos são:
- Exames pré operatórios;
- Honorários do cirurgião plástico e da sua equipe;
- Gastos com hospital e centro cirúrgico;
- Honorários do anestesista;
- Medicações pós operatórias;
- Malhas pós cirúrgicas.
Por que agendar uma consulta com o Dr Henrique Beletáble?
Agende sua consulta com o Dr Henrique Beletáble.
Se você está vivendo insatisfeita com seu contorno corporal, seja devido as transformações ocorridas após gestações, seja por variação significativa de peso, ou ainda por não conseguir perder aquela gordura localizada mesmo com alimentação saudável e atividade física, procurar um especialista é fundamental.
O Dr Henrique Beletáble, situado em Belo Horizonte (Minas Gerais), é uma referência na área de procedimentos minimamente invasivos. Aqui estão algumas razões pelas quais agendar uma consulta com ele pode ser o melhor próximo passo para você:
- Especialização: o Dr Henrique Beletáble realizou sua formação em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutora e, desde então, vem se especializando apenas em cirurgias de contorno corporal, sendo os procedimentos de contorno corporal as cirurgias mais realizadas por ele.
- Tratamento Individualizado: cada paciente possui uma história de vida e experiências que são únicas, com necessidades e desejos específicos. O Dr Henrique Beletáble respeita essas individualidades, por isso personaliza o tratamento de cada um, sendo ele mesmo o responsável por realizar totalmente cada cirurgia e cada atendimento pré e pós operatório.
- Equipe de Cirurgia Plástica: apesar de ser o cirurgião principal, o Dr Henrique conta com o auxílio de mais um cirurgião plástico em todas as suas cirurgias. Tudo isso para aumentar a experiência da equipe e aumentar a segurança do procedimento cirúrgico.
- Acesso à Tecnologia: em seu arsenal, o Dr Henrique Beletáble conta com aparelhos de vibrolipoaspiração, além de lipoaspiração ultrassônica e tecnologias que promovem à retração de pele.
Em suma, se você está em Belo Horizonte e está buscando um especialista em lipoaspiração e procedimentos minimamante invasivos, o Dr Henrique Beletáble é uma escolha excelente. Entre em contato com o consultório hoje mesmo para agendar sua avaliação. Sua saúde física e emocional são extremamente importantes – não deixe de priorizar o seu bem-estar.
Fontes:
- Bodytite – InMode
- Safety and Efficacy of Renuvion Helium Plasma to Improve the Appearance of Loose Skin in the Neck and Submental Region
- Lipoaspiração SBCP
- ISAPS International Survey 2021
Leia também:
Como Cuidar do Pós Operatório: 10 Dicas Essenciais Para Não ter Surpresa
Abdominoplastia: entenda os 5 tipos
Mastopexia: por que devo fazer?
Qual o valor do morpheus no rosto? Ele ajuda no rejuvenescimento? Pode ser combinado com bioestimulador?
Bom dia Fabiana, tudo bem?
O Morpheus ajuda no rejuvenescimento do rosto ao estimular a produção de colágeno. Os bioestimuladores apresentam a mesma função.
Como sou especialista em cirurgias corporais e não realizo procedimentos na face, oriento buscar cirurgiões plásticos ou dermatologistas voltados para esta área. Assim, saberá exatamente se é possível ou não no seu caso realizar esses procedimentos simultaneamente.
É utilizado uma ponteira de argoplasma para o corpo todo?
Olá Gizele!
Já utilizei todas essas tecnologias e atualmente eu trabalho com Renuvion, Bodytite e Morpheus.
Eu não utilizo mais o Argoplasma.
Ola sou Celia, e vivo insatisfeita com meu abdomen a causa das fibroses , irregularidades que me da muita vergonha de mostrar e gostaria de saber qual a melhor opçao no meu caso o Renuvion J Plasma ou Bodytite ,
Obligatory.
Atenciosamente;
Celia De Oliveira
Olá Celia!
Para te dizer qual seria a melhor tecnologia a ser utilizada (e se realmente alguma delas é indicada para você), será necessário realizar uma avaliação do seu corpo. Apenas por aqui, não é possível dizer isso!
Para isso, clique em qualquer um dos links e converse diretamente com a secretária!
Estarei te aguardando.