O sonho de realizar uma cirurgia plástica muitas vezes vem acompanhado de muitas dúvidas e perguntas.
E tentar lembrar tudo no dia da consulta é o maior erro que você pode cometer!
Abaixo, você vai saber quais são as 10 perguntas mais frequentes e que você não deve esquecer de fazer para o seu cirurgião plástico no dia da sua avaliação!
Mas, antes, deixa eu te explicar um pouco sobre a cirurgia plástica.
O Que É A Cirurgia Plástica?
O termo plástica vem do grego “plastikos”, ou seja, capaz de ser moldado.
Parafraseando o cirurgião italiano Gaspare Tagliacozzi (1545 – 1597), é a cirurgia para “restaurar o que a Natureza deu e a chance tirou”. Assim, ele definia a cirurgia plástica como a arte devotada ao reparo das condições congênitas (que nasceram com a pessoa) ou adquiridos ao longo da vida.
A ISAPS (do inglês, Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética) em sua pesquisa global realizada em 2021, evidenciou quase 13 milhões de cirurgias plásticas realizadas no mundo naquele ano (leia aqui a pesquisa na íntegra). Estima-se que mais de 2 milhões de cirurgias plásticas sejam realizadas no Brasil somente no ano de 2023.
Dentre os cinco procedimentos mais realizados, a lipoaspiração é a primeira colocada. Em seguida vem o aumento mamário (prótese de mama), blefaroplastia (tratamento das pálpebras), rinoplastia e abdominoplastia.
A lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no mundo todo.
Qual a relação do Dr Henrique Beletáble Com a Cirurgia Plástica?
O Dr Henrique Beletáble é médico cirurgião plástico em Belo Horizonte.
Dr Henrique Beletáble é um renomado cirurgião plástico, com grande experiência no campo das cirurgias de mama e cirurgias de contorno corporal. Ele é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Por meio do seu consultório em Belo Horizonte (Minas Gerais), o Dr Henrique Beletáble realiza a pesquisa do seu estado de saúde e realiza um exame físico detalhado, para conversarem qual o tratamento a ser realizado naquele momento.
A visão personalizada do Dr Henrique Beletáble para o manejo do tratamento das gorduras localizadas e da flacidez de pele não só aumenta a eficácia da abordagem, mas também melhora a qualidade de vida das pacientes.
Por meio de intervenções individualizadas, que envolvem não somente o tratamento cirúrgico mas também mudanças no estilo de vida, ele ajuda as pacientes a atingirem condições de saúde pré operatórias mais saudáveis e, consequentemente, diminuir os riscos de complicações.
Resumindo, o Dr Henrique Beletáble é um nome a ser lembrado quando se fala sobre cirurgias de mama e de contorno corporal. Seu compromisso com a saúde do indivíduo e sua abordagem individualizada faz dele um cirurgião preocupado com o bem estar geral das pacientes.
Se você está em Belo Horizonte e tem desejo de realizar uma cirurgia plástica, não hesite em marcar uma consulta com ele.
Dr Henrique Beletáble tem especialização em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutora pelo Hospital Felício Rocho.
Para agendar uma consulta com um cirurgião plástico é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já se consultaram com o médico.
O Dr Henrique Beletáble possui aprovação unânime das pacientes, possuindo mais de 60 avaliações 5 estrelas no Google.
Depoimentos de pacientes reais do Dr Henrique Beletáble.
Vamos então para as 10 perguntas que você não pode esquecer de fazer ao seu cirurgião plástico!
1) Como Está Minha Saúde Para Realizar a Cirurgia?
Como está minha saúde para poder operar?
As perguntas mais feitas pelas pacientes ao entrar no consultório médico são
- “Devo emagrecer para poder operar?”
- “Quem tem a doença X pode operar?”
E a resposta para essas perguntas é: depende.
Grande parte das mulheres, com algumas exceções, gostaria de perder alguns quilos em relação ao peso atual. Mas nem sempre essa perda de peso é necessária para cirurgia.
Pacientes que estão dentro do peso ideal ou que são classificadas como portadoras de sobrepeso (quando classificadas de acordo com o IMC) podem sim ser candidatas à cirurgia plástica.
Entretanto, quando a classificação passa a se configurar dentro da obesidade, o mais recomendado é a perda de peso anteriormente à cirurgia.
Isso ocorre porque índices mais elevados de IMC podem aumentar a probabilidade de ocorrer algum tipo de complicação relacionada ao procedimento cirúrgico.
Com relação às doenças que as pacientes podem ter, tudo irá depender do controle atual da doença.
Para doenças que estão controladas, seja com medicamentos, seja com hábitos de vida saudáveis, existe a possibilidade de realizar a cirurgia plástica.
Mas lembre-se: o especialista que te acompanha com relação à sua doença é o profissional mais indicado para permitir ou proibir a realização do procedimento.
Assim, a avaliação e liberação do especialista que te acompanha provavelmente será solicitada anteriormente à cirurgia.
2) Qual o Tratamento Mais Indicado Para Mim E Quais São As Minhas Opções?
Qual o tratamento mais indicado para mim?
Após ser pesquisado o seu histórico de saúde, é hora de partir para avaliação física.
Nesse momento, você irá dizer e mostrar tudo que te incomoda no seu corpo e conversar se o resultado que espera é possível de ser atingido.
Com base em todas essas informações, o cirurgião irá te dizer qual o tratamento ele acredita ser o mais indicado para o seu caso.
Aproveite para tirar todas as dúvidas relacionadas ao tratamento e não deixe de perguntar quais outras opções vocês teriam.
Ao perguntar as opções, tenha em mente que muitas delas podem não chegar ao resultado que você está esperando.
Então, pergunte quais são as limitações de cada opção e pondere junto com seu cirurgião se aquele determinado tratamento irá te satisfazer.
Um ponto importante: saiba onde e como serão os cortes realizados em cada cirurgia. Alguns cortes ficam em regiões não toleradas pelas pacientes. Então, saiba se o tratamento oferecido deixará uma cicatriz em um local em que você aceita tê-la.
3) Onde Serei Operada?
Saiba onde será o local em que será operada e se ele está autorizado para a cirurgia que irá realizar.
Essa é uma pergunta muito negligenciada pelas pacientes.
Muitas acreditam que todos os locais podem receber o tipo de cirurgia que ela está procurando. Mas isso não é verdade.
Pesquise se o local onde você será operada é confiável e se permite que você realize a sua cirurgia ali.
O Dr Henrique Beletáble realiza todas as cirurgias no Premier Hospital Dia (clique aqui para conhecer o hospital), um hospital premium na cidade de Belo Horizonte/MG.
4) Quais Restrições Terei Antes e Após A Cirurgia?
Quais restrições terei antes e após a cirurgia?
É comum que cada tipo de cirurgia leve a uma determinada orientação.
Pergunte ao seu cirurgião quanto tempo você deve se programar para se afastar do trabalho ou das atividades escolares/faculdade.
Não deixe de perguntar também quanto tempo levará para realizar atividades cotidianas, como dirigir ou andar de moto.
Importante também é saber em quanto tempo poderá retornar a realizar suas atividades físicas e como deverá retornar a essa prática.
E, por último, questione se há algo que você está proibida de realizar antes da sua cirurgia ou no dia da cirurgia.
5) Devo Interromper O Uso de Algum Remédio, Cigarro ou Bebida Alcoólica?
Saiba quais medicamentos ou substâncias deve interromper antes e após a cirurgia.
Existem inúmeras medicações no mercado, seja para tratar problemas cardíacas, vasculares, pulmonares, psiquiátricos, intestinais, do sistema nervoso central…
Enfim, um número quase incontável de medicações que toda paciente pode utilizar.
Questione seu cirurgião e também o médico que realizará sua consulta de risco cirúrgico sobre quais medicamentos deve suspender e quais deve continuar.
Nem todos devem ser suspensos antes da cirurgia e a quantidade de dias de suspensão tanto antes quanto após o procedimento podem variar de uma medicação para outra.
O tabagismo deve ser desaconselhado independente se irá realizar uma cirurgia plástica ou não.
Mas pensando somente em cirurgias plásticas, esse hábito aumenta a chance de complicações pulmonares e vasculares, como necrose da região operada.
Assim, suspenda o tabagismo por completo, no mínimo, 6 semanas antes da sua cirurgia. O indicado é não retornar o uso após a cirurgia, mas, caso venha a realizar, aguarde pelo menos 6 semanas após o procedimento para reiniciar.
Por fim, a ingestão de bebidas alcoólicas não deve ocorrer na semana anterior ao procedimento cirúrgico e não deve ser reiniciada enquanto não finalizar todas as medicações prescritas no pós operatório.
O álcool pode interferir diretamente no efeito dos medicamentos.
6) Qual O Tipo de Anestesia e Quanto Tempo Ficarei Internada?
Pergunte qual será o tipo de anestesia mais provável e qual a previsão do tempo de internação.
Para cada tipo de procedimento cirúrgico, existe um tipo de anestesia mais recomendada.
A escolha do tipo de anestesia levará em consideração o porte da cirurgia, os problemas de saúde da paciente, além da experiência do anestesista na realização deste procedimento.
No consultório, pergunte qual provavelmente será o tipo de anestesia e tira suas dúvidas quanto a esse procedimento.
A internação também levará em consideração o porte da cirurgia, os problemas de saúde da paciente e o horário de início e término do procedimento.
Questione quantos dias estão planejando deixá-la internada enquanto estiver no hospital.
7) Quais Os Riscos Dessa Cirurgia?
Pondere quais os benefícios e quais os riscos de realizar a sua cirurgia no atual momento.
É de conhecimento geral que todo ato médico pode vir a apresentar algum tipo de complicação, seja devido ao procedimento, seja devido aos medicamentos utilizados, entre outro fatores.
Pergunte quais são as complicações mais frequentes e as mais graves para o tipo de cirurgia que você irá realizar, além de saber o que deve realizar caso alguma delas venha a ocorrer.
Saiba também como prevenir essas complicações.
8) Como E Quantos São Os Retornos Após A Cirurgia?
Saiba qual a programação dos seus retornos pós operatórios.
Para cada tipo de procedimento cirúrgico, existem os retornos planejados e o tempo de intervalo entre eles.
Saiba com o seu cirurgião quantas vezes ele está programando te avaliar, além de saber se esses retornos terão algum custo adicional ou não.
Uma pergunta importantíssima e que muitas pacientes nem imaginam é:
“É o próprio cirurgião quem irá realizar esses retornos ou será alguém de sua equipe?”.
Esse é um questionamento que irá te preparar para o que esperar no futuro.
O Dr Henrique Beletáble quem avalia a paciente no hospital antes e após a cirurgia, é ele quem avalia antes da alta hospitalar e ele quem realiza todos os retornos pós operatórios.
9) Quanto Tempo Vou Usar As Vestimentas Pós Cirúrgicas?
Cada tipo de malha pós cirúrgica é utilizada por um determinado período.
As malhas compressivas possuem várias utilidades:
- Auxiliar no tratamento do processo de cicatrização, incluindo o alinhamento dos tecidos cortados durante a cirurgia;
- Prevenir possíveis irregularidades;
- Ajudar no tratamento de possíveis inchaços persistentes e coleções (como seromas e hematomas);
- Auxiliar na manutenção dos resultados da cirurgia.
Exatamente por estes motivos que elas devem ser utilizadas.
Cada cirurgião possui a experiência de usar algumas semanas, e até meses, no pós operatório.
Questione o seu cirurgião quanto tempo ele prevê que você utilize as malhas e, principalmente, quais as malhas ele considera serem as mais adequadas para você.
10) Quanto Tempo Antes E Depois da Cirurgia Posso Tomar Sol?
Questione em quanto tempo poderá se expor diretamente ao Sol.
A exposição solar pode aumentar o inchaço no corpo, prejudicar o processo de cicatrização, além de manchar cictrizes e pele recém-operada.
Evite ao máximo o Sol e não retorne a sua exposição enquanto não houver a liberação do seu cirurgião.
O tempo de retorno após a cirurgia é variável, mas é recomendado que não se exponha diretamente ao Sol aproximadamente 2 semanas antes da cirurgia.
Ainda tem alguma dúvida e deseja saber mais? Clique abaixo:
Ler outros artigos – clique aqui
Pesquise se seu médico é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica