Dr Henrique Beletáble

A cirurgia plástica vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, sendo Brasil e Estados Unidos os principais centros de referência nessa área.

Em uma pesquisa global realizada em 2021, foram contabilizadas quase 13 milhões de cirurgias realizadas no ano, sendo a lipoaspiração a cirurgia plástica mais realizada no mundo todo, representando quase 15% do total, ou seja, quase 2 milhões de cirurgias desse tipo.

Mas, afinal, o que é a lipoaspiração?

Top 5 cirurgias plásticas mais realizadas no mundo.

A lipoaspiração é a cirurgia mais realizada no mundo.

Qual o papel do Dr Henrique Beletáble na lipoaspiração

O Dr Henrique Beletáble é especialista em cirurgia de lipossucção.

O Dr Henrique Beletáble é especialista em cirurgia de lipossucção.

Dr Henrique Beletáble é um renomado cirurgião plástico, com grande experiência no campo da lipossucção. Ele é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Por meio do seu consultório em Belo Horizonte (Minas Gerais), Dr Henrique Beletáble realiza a pesquisa do seu estado de saúde e realiza um exame físico detalhado, para conversarem qual o tratamento a ser realizado naquele momento.

A visão personalizada do Dr Henrique Beletáble para o manejo do tratamento das gorduras localizadas não só aumenta a eficácia da abordagem, mas também melhora a qualidade de vida das pacientes.

Por meio de intervenções individualizadas, que envolvem não somente o tratamento cirúrgico mas também mudanças no estilo de vida, ele ajuda as pacientes a atingirem condições de saúde pré operatórias melhores e, consequentemente, diminuir os riscos de complicações.

Resumindo, o Dr Henrique Beletáble é um nome a ser lembrado quando se fala sobre lipoaspiração. Seu compromisso com a saúde do indivíduo e sua abordagem individualizada faz dele um cirurgião preocupado com o bem estar geral das pacientes.

Se você está em Belo Horizonte e tem desejo de realizar uma lipo, não hesite em marcar uma consulta com ele.

Dr Henrique Beletáble tem especialização em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutora pelo Hospital Felício Rocho.

Para agendar uma consulta com um cirurgião plástico é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já se consultaram com o médico.

O Dr Henrique Beletáble possui aprovação unânime das pacientes, possuindo mais de 50 avaliações 5 estrelas no Google.

Depoimentos reais de pacientes do médico cirurgião plástico Dr Henrique Beletáble (1).
Depoimentos reais de pacientes do médico cirurgião plástico Dr Henrique Beletáble (2).
Depoimentos reais de pacientes do médico cirurgião plástico Dr Henrique Beletáble (3).
Depoimentos reais de pacientes do médico cirurgião plástico Dr Henrique Beletáble (4).

Depoimentos reais de pacientes do médico cirurgião plástico Dr Henrique Beletáble.

Lipoaspiração: o que é essa cirurgia?

O que é a lipoaspiração?

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração (ou lipectomia assistida por sucção, ou lipoplastia, ou lipossucção, ou somente lipo) consiste em retirar gorduras localizadas em algumas áreas do corpo por meio de aparelhos que “quebram e sugam” essa gordura.

Apesar da dieta e da atividade física regular, algumas áreas extraperitoneais (ou seja, nas camadas mais superficiais em relação à musculatura) podem acumular um depósito de gordura.

As camadas que mais frequentemente apresentam esse depósito de gordura são:

  • Abdome
  • Contorno das mamas
  • Flancos (cintura)
  • Região mais alta das costas
  • Culotes
  • Coxas e joelhos
  • Submento (“papada”)
  • Região atrás dos braços
  • Região peitoral (em homens)
  • Banana fold (“bananinhas” – parte detrás da coxa, logo abaixo do glúteo)

Lipoaspiração e Lipoescultura são a mesma cirurgia?

A lipoescultura consiste na associação da lipoaspiração com a lipoenxertia.

A lipoescultura consiste na associação da lipoaspiração com a lipoenxertia.

Existem diversas literaturas médicas e em cirurgia plástica quando o assunto é o tratamento da gordura localizada.

Algumas literaturas apresentam lipoaspiração e lipoescultura como sinônimos. Entretanto, outras referências diferenciam esses termos um do outro.

Assim, lipoaspiração seria a retirada da gordura localizada utilizando algum método aspirativo/de sucção.

Já a lipoescultura seria retirar a gordura que está depositada em alguma área e ainda realizar a lipoenxertia, ou seja, a transferência dessa gordura para outro local que necessita de mais volume para maior harmonia corporal. Resumindo, seria a cirurgia para “esculpir” o corpo.

Os Diversos Tipos de Lipossucção

A cirurgia de lipossucção envolve diversas classificações, como quanto ao tipo de aparelho utilizado, quanto ao grau de evidenciação da musculatura corporal, quanto à técnica de infiltração utilizada, entre outros.

Vamos enfatizar apenas as classificações quanto ao tipo de aparelho utilizado e quanto ao grau de evidenciação da musculatura. As demais classificações são muito técnicas e têm pouca relevância para as pacientes.

Quanto ao tipo de aparelho utilizado

A lipossucção pode ser dividida em:

  • Tradicional: realizada com uma cânula que está acoplada diretamente no aparelho aspirador.
  • Vibrolipoaspiração: nessa técnica, a cânula está acoplada a um aparelho que realiza milhares de vibrações por minuto, com objetivo de associar aumento da quebra da gordura e menor trauma ao tecido.
  • Associada ao Ultrassom: antes de ser aspirada, a gordura é “derretida” por meio de um aparelho que emite ondas ultrassônicas.
  • Associada ao Laser: da mesma forma que na técnica anterior, a gordura também é “derretida” antes de ser aspirada, mas dessa vez com a utilização de ondas laser.
  • Associada a Tecnologia de Retração de Pele: nesse tipo de cirurgia, além do tratamento da gordura localizada, também há o tratamento da pele, com estímulo a retração e produção de colágeno.
A vibrolipoaspiração é realizada com ajuda de um aparelho que facilita a quebra da gordura.

A vibrolipoaspiração é realizada com ajuda de um aparelho que facilita a quebra da gordura.

Quanto ao grau de evidenciação da musculatura

Nessa classificação, a lipo pode ser dividida em:

  1. Baixa definição: nesse tipo, a gordura é retirada sem a preocupação com evidenciar a musculatura.
  2. Média definição (MD): nessa técnica, diferentes camadas de gordura são retiradas para evidenciar a musculatura abaixo por meio de “sombreamentos”.
  3. Alta definição (Lipo HD ou LAD): nesse procedimento, além da retirada de diversas camadas de gordura, também há a transferência de gordura (lipoenxertia) para o interior da musculatura que se quer realçar.

Para Quem a Lipoaspiração É Indicada

A lipossucção não é indicada para todas as pacientes.

A lipossucção não é indicada para todas as pacientes.

Ao contrário do que vemos muitas pessoas falando, a lipoaspiração não tem o objetivo de tratar obesidade ou de substituir uma vida saudável (com alimentação adequada e prática de atividade física).

Assim, os candidatos ideais para lipoaspiração são:

  • Pessoas que praticam atividade física e alimentação saudável, mas mesmo assim apresentam depósitos de gordura localizadas;
  • Indivíduos com pele firme e bom tônus muscular;
  • Pacientes que não possuam doenças com risco de vida ou condições que predisponham a uma cicatrização desfavorável;
  • Não fumantes;
  • Indivíduos com expectativas realistas do que a cirurgia pode proporcionar;
  • Pacientes que estejam dispostas a seguir as orientações do cirurgião plástico.

Como É o Preparo Para Uma Lipoaspiração?

O preparo para uma cirurgia de lipoaspiração.

O preparo para uma cirurgia de lipoaspiração.

Primeiramente, você deverá realizar uma consulta com um cirurgião plástico para ele conhecer seu histórico de saúde completo e ainda definir se este procedimento é o mais indicado para você.

Sendo indicado, o cirurgião irá solicitar exames pré operatórios diversos a depender do seu estado de saúde e de possíveis doenças que possa ter.

Também existirá a possibilidade da avaliação de médicos de outras especialidades para melhor esclarecimento de possíveis doenças preexistentes e liberação para realizar a cirurgia.

Seu médico irá te passar todas as orientações de jejum, o que não deixar de levar no dia da internação, além de recomendar a presença de um acompanhante durante todo o tempo em que estiver no hospital.

O Que Acontece Durante a Cirurgia de Lipossucção

Uma cirurgia de lipossucção é realizada no bloco cirúrgico.

Uma cirurgia de lipossucção é realizada no bloco cirúrgico.

Inicialmente, medicações anestésicas serão administradas para que você sinta o máximo de conforto possível e durma durante todo o procedimento. Seu cirurgião dirá qual o tipo de anestesia mais indicado para você.

Posteriormente, pequenas incisões (em torno de 1 cm) são realizadas nas diversas áreas a serem tratadas e a gordura é retirada por meio de cânulas finas acopladas a um aspirador. Tecnologias podem ser associadas a esse procedimento.

Terminado o procedimento e não havendo nenhuma intercorrência, a paciente é encaminhada à sala de recuperação pós anestésica e depois ao quarto, onde permanecerá até a alta hospitalar.

Como é a Recuperação de Uma Lipoaspiração

A atividade física e a alimentação adequada são essenciais tanto antes quanto após a lipoaspiração.

A atividade física e a alimentação adequada são essenciais tanto antes quanto após a lipoaspiração.

Por possuir pequenas incisões e ainda não contar com grande manipulação de tecidos, as limitações pós operatórias tendem a ser minimizadas.

Drenos podem ser utilizados, a depender da preferência do seu cirurgião. Malhas pós cirúrgicas normalmente são utilizadas por alguns meses.

A prática de atividade física é interrompida por algumas semanas, mas tão breve a paciente já é liberada inclusive para atividades com carga.

Não se esqueça: a melhora do contorno corporal somente será evidenciada após a retenção de líquido e o inchaço diminuírem significativamente. Esse processo pode levar vários meses para ocorrer.

Durante o pós operatório, a paciente deve se preocupar constantemente com a prática de atividade física e a alimentação saudável, uma vez que o ganho de peso pode prejudicar consideravelmente o resultado obtido.

A Lipossucção Pode Ser Combinada Com Outra Cirurgia?

A lipossucção pode ser combinada com outra cirurgia?

A lipossucção pode ser combinada com outra cirurgia?

Muitas pacientes, na tentativa de otimizar o tempo com apenas uma cirurgia e apenas um período de pós operatório, solicitam a realização da lipoescultura com outros procedimentos, como abdominoplastia, prótese de mama, lifting das mamas (mastopexia), tecnologias para retração da pele, entre outros.

A possibilidade ou não de associação de procedimentos cirúrgicos deve levar em consideração a complexidade e o porte da cirurgia a ser realizada, além de todo o histórico de saúde da paciente.

Seu cirurgião irá te orientar adequadamente se o seu caso permite, ou não, a associação de diversas cirurgias no mesmo ato operatório.

Somente a Lipoaspiração Trata Flacidez de Pele no Abdome?

O objetivo da lipoaspiração não é tratar flacidez de pele.

O objetivo da lipoaspiração não é tratar flacidez de pele.

A grande maioria das mulheres que já apresentaram grandes variações do corpo, como gestações ou ganhos/perdas excessivas de peso, vai apresentar excesso de pele em diversas regiões, principalmente no abdome.

Ao se falar em lipoaspiração, estamos falando em tratamento apenas da gordura localizada. Ou seja, a lipoaspiração por si só não trata a pele.

Assim, pacientes que possuem flacidez de pele devem ser tratados de outra forma, a depender do quanto a flacidez é significativa.

Normalmente, para flacidez de pele mais leve, muitos cirurgiões associam algum tipo de tecnologia para estimular produção de colágeno e retração de pele.

Mas para os casos em que a flacidez já é significativa, o tratamento mais indicado provavelmente envolverá algum tipo de abdominoplastia.

Qual o Valor da Lipoaspiração?

Quanto custa uma cirurgia plástica?

Quanto custa uma cirurgia plástica?

Toda e qualquer cirurgia é um tratamento médico e, como tal, deve ser individualizado para cada indivíduo. Assim, os custos podem ser variáveis de uma paciente para outra, a depender do que será realizado.

Normalmente, os custos envolvidos são:

  • Exames pré operatórios;
  • Honorários do cirurgião plástico e da sua equipe;
  • Gastos com hospital e centro cirúrgico;
  • Honorários do anestesista;
  • Medicações pós operatórias;
  • Malhas pós cirúrgicas.
  • Entre outros que podem fazer parte dessa jornada.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – clique aqui

ISAPS Global Survey 2021 – clique aqui

Leia também:

Como Cuidar do Pós Operatório: 10 Dicas Essenciais Para Não ter Surpresa

Cirurgião Plástico: o que é?

Abdominoplastia: entenda os 5 tipos

Renuvion, Bodytite e Argoplasma: qual dos 3 é o melhor?

Mastopexia: por que devo fazer?

Prótese de mama: conheça os 3 principais formatos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?